eventos


Projeto Pequenos Compositores Piracicabanos
capa

O Enxuto inspirado em seus valores de sustentabilidade e responsabilidade social, foi um dos parceiros do projeto Pequenos Compositores Piracicabanos, desenvolvido pelo Instituto Terra Mater, cujo objetivo é valorizar a identidade étnica e cultural local, inserindo temas socioambientais no cotidiano escolar, através da música e da brincadeira.

O material produzido no projeto é um encarte com CD, DVD e letras de canções compostas coletivamente em oficinas envolvendo crianças e grupos de pessoas de diversos setores da sociedade Piracicabana, relacionados ao cenário socioambiental e cultural da cidade.

Para iniciar a produção das músicas, foi feita a seguinte pergunta: “Que elementos devem estar presentes nas músicas para representar a cultura de Piracicaba?”

Foram decididos coletivamente que os temas seriam: O Caipira, O Afro, O Rio de Piracicaba, A Cultura Indígena e O Hip Hop (Urbano).

Assim que foram definidos, foi buscado entender, aprofundar e conhecer de perto cada um dos temas. Foram feitas leituras, entrevistas com pesquisadores, professores, músicos e mestres, para buscar conhecimento sobre cada um dos assuntos.

Após buscar entender sobre os temas e com uma melhor compreensão sobre eles, foram realizadas oficinas de composição coletiva em cinco instituições que trabalham com o publico infantil.

As crianças foram convidadas a escrever pequenas frases individuais, inspiradas em sua vivência. Feito isso, foram estimuladas a relacionar suas frases com as de outras crianças, buscando produzir algo novo, com apoio e estímulo.

Cada uma das cinco instituições produziram um resultado diferente e as músicas tiveram seus arranjos e letras finalizados pela equipe de compositores e parceiros.

Com as músicas finalizadas e compostas, mais de 30 músicos e crianças iniciaram as gravações.

Confira abaixo o material produzido e as letras das músicas:

 

Fotos:
capa

antes daqui ser brasil

comer pamonha

de rio e risada

eu e minha magrela

festa do tambu

lenda da india

lenda da india 1

na lata

nosso caipira

o que tem no seu quintal

tem de tudo no rio

verso