SOBRE O ENXUTO

 

No dia 20 de março de 1963, chegava a Campinas-SP, o empreendedor João Batista. Instalou-se em um imóvel alugado, local que também sediava sua empresa. Um ano depois, devido ao sucesso já estava em imóvel próprio, também casa e salão, na Rua João Batista Alves de Souza, no Parque Industrial.

Foi assim que, em 1967, Sr João fundou na cidade o “Comércio de Cereais Arroz Enxuto Ltda.”, com o nome fantasia de “Cerealista Alvorada”, que atuava área de Secos e Molhados. A empresa comercializava no varejo aproximadamente 100 (cem) itens e no atacado brilhava e padronizava o famoso arroz enxuto.

Seis anos depois, o pequeno negócio transformou-se em supermercado, com uma área de vendas de 200m2, logo ampliada para 420m2. 1974 foi inaugurada uma loja em Cosmópolis-sp, com 300m2de área de vendas, loja que em 1977, mudou-se para sede própria, com 800m2.

Em 1975, tiveram início as operações de depósito para itens de alto giro e de transporte de produtos que eram retirados da indústria e transferidos para as lojas.

Em 1983 é a vez da cidade de Rio Claro receber mais uma loja da Rede Enxuto, com o nome fantasia de Mikropreço, com 1.000m2de área de vendas. Já em 1987, é aberta a maior loja da bandeira Mikropreço em Piracicaba, contando com uma área de vendas de 2.000m2.

1990 foi um ano importante em que o grupo Enxuto investiu novamente em Campinas, construindo um Hipermercado com 17.000m2 área total, sendo 5.100m² de área de vendas e com aproximadamente 320 (trezentos e vinte) Colaboradores.

Em 1994 foi construído o Escritório Central em Cosmópolis-SP, a fim de absorver toda parte administrativa do grupo.

Em 1995 a loja de Cosmópolis foi ampliada e passa para 1.600m2de área de vendas e 16 checkouts, oferecendo aos clientes 80 vagas de estacionamento coberto. Ainda em 1995, todas as lojas Enxuto passaram a ser informatizadas, utilizando leitores ópticos de códigos de barras, oferecendo aos Clientes rapidez e eficiência nas suas compras.

1996 foi o momento em que a loja Mikropreço de Piracicaba passou a ser Enxuto e foi ampliada com padaria, açougue e bazar, contando com 20 checkouts. Um ano depois,  a loja de Rio Claro também foi ampliada para 1.200m2de área de vendas, oferecendo aos clientes os mesmo setores de Piracicaba.

Em 1999 foi inaugurada mais uma loja do grupo Enxuto em Limeira-SP, com 10.367m2de área total, sendo 2.519m² de área de vendas, estabelecendo novo conceito em comunicação visual no município.

Em 2004 centralizam-se a Central de Compras, Recursos Humanos e Marketing. Dois anos mais tarde, o setor de Prevenção de Perdas. Ainda em 2006 foram instituídos o primeiro Presidente para o Enxuto e também as diretorias para cuidarem de cada área da empresa.

O escritório central mudou-se para Campinas em 2007, ano em que foi criada a Gerência de Operações.

Uma grande mudança aconteceu em 2008, a troca da logomarca e slogan, adotando-se o X humanizado e o conceito “fazer o melhor para você é da nossa natureza”.

Em 2010 o estacionamento da loja de Piracicaba foi ampliado em 80% e a loja passou por reformas de ampliação. No ano seguinte foi a vez de Cosmópolis ser ampliada e passar a ter um restaurante. São 6.200 m2 de área total, sendo 1.800 m2 de área de vendas.

É lançado em 2011 o código de conduta ética do Enxuto, ano em que a loja de Piracicaba, ampliada,  passa a ter um restaurante. Com 6.400m2 de área total, sendo 1.900m2 de área de vendas. Ainda em 2011  foi inaugurada mais uma loja na cidade de Rio Claro com 17.300m2 de área total, sendo 2.350m2 de área de vendas.

Em 2014 as campanhas de aniversário passaram a ser controladas por um sistema, facilitando muito a vida do cliente, pois ele só preenche o cadastro uma única vez e pode concorrer a prêmios e vales-compras sempre que houver uma oportunidade. 2014 também foi ano da reforma na loja de Campinas, que ficou muito mais bonita e moderna.

2015 foi a vez da loja de Rio Claro ser restruturada com foco no cliente, tendo seu layout modificado para ter todas as soluções em um mesmo espaço, promovendo mais praticidade para o cliente.

Em 2016 a marca mudou novamente. O Enxuto pesquisou e aprimorou seus processos com base nas necessidades de seus clientes. Nasceu assim o slogan: Enxuto. Você quer, Você tem. Com ele, assumimos o compromisso de entregar a variedade, praticidade e economia que o cliente procura.